Cuidados para evitar o endividamento empresarial

Qual a melhor estratégia para não ter problemas com dívidas?

Resposta: Buscar a todo custo não cria-las!

dquirir um empréstimo ou comprar a prazo pode ser o caminho para o crescimento de muitas empresas. Todavia, é salutar observar alguns cuidados para não transformar esse investimento em uma dívida que impedirá seu negócio de se desenvolver por problemas causados com a inadimplência.

Isso representa um dos maiores pesadelos para as pequenas empresas nos primeiros anos de existência: serem vencidos por empréstimos que não conseguem pagar ou mesmo por um caixa que vive no negativo. Todavia, existem alguns cuidados que levam ao um maior controle financeiro proporcionando mais recursos e menos dívidas desnecessárias:

 

Identificação de processos que levam a gastos desnecessários

Faça uma ampla análise buscando identificar processos que podem estar contribuindo para que o lucro da sua empresa diminua:

  • Há falhas na gestão de concessão de crédito ou cobrança, por exemplo?
  • O processo de compras é bem-feito? Há oportunidades de melhoria? Há gastos desnecessários?
  • Há custos elevados em determinados produtos ou serviços? Planejar-se com antecedência pode fazer com que você consiga negociar melhor com seus fornecedores.
  • A estratégia de precificação de produtos e serviços oferecidos está correta?

 

Busque ajuda

Em havendo condições, contrate uma consultoria especializada para entender a situação financeira da sua empresa preferencialmente antes do estágio crítico. Vale a pena buscar essa orientação, a expertise de uma boa equipe de consultores levará a diagnosticar os fatores que estão promovendo desequilíbrio financeiro.

Para pequenas empresas, que normalmente possuam um departamento financeiro enxuto ou, em outros casos, sobrecarregado, essa consultoria poderá realizar os ajustes necessários promovendo a estabilidade e a sustentabilidade da empresa.

 

Utilize um confiável sistema de análise de crédito

Fuja de negociações com maus pagadores, algo que prejudica o caixa de sua empresa. Utilize ferramentas de análise de crédito eficazes para avaliar melhor os seus clientes, atualmente existem bons e confiáveis sistemas de consultas que fornecem informações preciosas sobre endividamento, score, restrições, protestos entre outras.

 

Estabeleça um planejamento e estipule metas

Estipule metas tangíveis a serem alcançadas no curto, médio e longo prazo. Ao atingir cada objetivo, você se sentirá mais forte para seguir adiante.

A meta considerada mais importante será sempre a de vendas. Todavia, é salutar não deixar de estipular outras que ajudem e motivem o crescimento do seu negócio: diminuir gastos, conquistar novos clientes, recuperar dívidas daqueles que estão inadimplentes, aumentar a venda em determinada linha de produto, ou qualquer outra que faça sentido para sua empresa e seu mercado. Assim será mais fácil gerenciar futuras possiblidades de endividamento.

 

Tome decisões assertivas e temporais

Caso sua empresa esteja trabalhando no vermelho, não espere muito para agir. Se a análise da situação de sua empresa apontar para a necessidade de cortes radicais envolvendo pessoal e custos, pense rápido na possibilidade. Quanto mais o empresário adia essas ações, maior é o risco de contrair dívidas.

 

Aprenda com os erros cometidos

No modo geral, uma empresa em crise geralmente é resultado de problemas que aconteceram no processo de gestão, decisões pregressas tomadas de forma precipitadas ou erradas. Se você passou por situações críticas ou já se livrou de dívidas anteriores, certifique-se de que aprendeu com seus erros para não repeti-los. Busque sempre analisar as situações do passado e identificar qual situação ou contexto levaram-no a adquirir as dívidas antigas. Conhecendo a raiz do problema fica mais fácil evitar que eles aconteçam novamente.

Tem uma pergunta ou precisa de um
atendimento personalizado?

Entre em contato conosco pelo nosso telefone (62) 3087-2535 ou via e-mail contato@uceg.com.br. 

A mais de 20 anos iniciamos uma caminhada atuando no segmento de proteção ao crédito quando conquistamos um grande mercado com informações creditícias contribuindo para o crescimento de centenas de clientes o que nos permitiu adquirirmos uma profuda expertise na área de proteção ao crédito e análise cadastral.

ENTRE EM CONTATO

(62) 3087-2535

(62) 98575-1255
Suporte WhatsApp

contato@uceg.com.br